VOCÊ SABIA? São Despesas Municipais os Recursos Públicos autorizados pelo poder competente, com o fim de atender a uma necessidade da coletividade.

Consultadas detalhadas das Despesas Gerais (Com 07 Opções de Consulta)

Repasses e Transferências (Com 05 Opções de Consulta)

ENTENDA AS DENOMINAÇÕES:

EMPENHO
É o ato emanado da autoridade competente que cria para o Poder Público a obrigação de pagamento. Empenhar uma despesa consiste na emissão de uma Nota de Empenho.
É a verificação do direito adquirido pelo Credor, ou seja, é o momento onde a entrega do bem ou serviço foi realizada de maneira satisfatória, tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios da despesa.
É o momento onde a entrega do bem ou serviço foi realizada de maneira satisfatória tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios da despesa após o exercício financeiro do empenho.
É a emissão do cheque ou ordem bancária em favor do credor (pessoa que prestou um serviço ou vendeu algum bem para a Entidade).
Despesas não pagas até o dia 31 de dezembro (ano anterior).
São pagamentos que não dependem de autorização legislativa, ou seja, não integram o Orçamento Público. Se resumem a pagamento de valores que ficam sob guarda do Governo, a exemplo de retenções de contribuições previdenciárias, de retenções contratuais e outras.